Imagem de Motor1 |
Por vezes tenho a sensação de que a minha vida é simplesmente uma sucessão de disparates com o único propósito de fazer a malta rir e eu passar por momentos aflitivos!
Aconteceu-me mais uma e não posso deixar de vos contar, cá vai:
Tive a oportunidade de fazer um test drive ao Mitsubishi Colt 1.6 Full Hybrid Launch Edition, uma edição especial só com 50 unidades e recheado de extras.
Ora, foi a minha primeira vez a conduzir um carro com caixa automática, até aqui nada de extraordinário, unicamente assinalo que ao ser um carro híbrido, por vezes funciona de forma 100% eléctrica, outras só com o motor a combustão e ainda outras com um misto dos dois, mas sempre de uma forma muito suave, imperceptível na maioria das vezes, fazendo o carro a gestão disto tudo de forma automática.
Sendo um carro com caixa automática, obviamente só tem dois pedais (travão e acelerador), mas o que possivelmente alguns de vocês não sabem, é que nestes casos normalmente o pedal do travão é muito mais largo do que num carro com caixa manual e três pedais (embraiagem, travão e acelerador).
Assim, no lugar disto:
Imagem de Guia auto |
Temos isto:
Imagem de Quatro Rodas |
Se repararam, o pedal do travão tem uma largura que é mais ou menos o dobro que o mesmo pedal num carro manual.
Esse pormenor é o pontapé de saída para um disparate idiota aqui do menino, que felizmente não teve consequências de maior.
Estava eu todo contente a conduzir aquela máquina apetecível, quando ao aproximar-me de uma rotunda, os meus já mais de trinta anos de experiência me fizeram ter o reflexo de meter uma abaixo 😏
Parem e atentem para esta fracção de segundos:
O pé esquerdo deveria ter ficado sossegado onde estava e só devia ter levantado o pé direito do acelerador, ou no limite, ter deslocado o mesmo pé direito e dar talvez um pequeno aconchego ao de leve no travão (caso necessário).
Mas não! O caraças do cérebro programado já há tantos anos para carros com caixa manual, decidiu agir sem me dar tempo de pensar, carregando no travão como se da embraiagem se tratasse.
Foi violento!
Só vos digo, agarrado ao volante não sofri muito para além do susto, agora o senhor da Mitsubishi que me acompanhava só não saiu disparado pelo vidro da frente porque levava o cinto 🤦🏻
Moral da história: os travões daquilo são bons 😂
Meti a viola no saco, pedi muitas desculpas ao senhor do test drive e completei o percurso em passo de condutor de fim de semana.
Em jeito de complemento, embora o carro seja o irmão gémeo do mais recente Renault Clio (ou seja, não tem praticamente nada de diferente ou inovador), gostei da experiência e se eu tivesse trinta mil euros era capaz de considerar comprar aquilo.
Se puderem experimentem, mas para vossa segurança, coloquem um cinto de castidade na perna esquerda 🙂
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16.1.24
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