RingConn - o anel inteligente

 

Foto @ RingConn


Talvez seja prudente iniciar este texto com 3 avisos:

1. Esta publicação não é patrocinada, como de costume estou simplesmente a escrever sobre um artigo que adquiri, podendo eventualmente ser útil a alguém que procura informações sobre o mesmo.

2. O RingConn não é um dispositivo médico, embora seja muito útil para extrair e analisar alguns dados sobre si próprio e com isso, ajudar na mudança para estilos de vida mais saudáveis.

3. Por fim, convém pesar os prós e contras do que partilha com terceiros, alerto portanto que terá de verificar se para si o valor do que recebe com este produto, (isto é, a informação recolhida pelo dispositivo), compensa relativamente à partilha dessa mesma informação com a empresa desenvolvedora.

Explico-me:

Os seus dados têm muito valor, por isso pense bem, pois tudo o que sejam dispositivos a recolher permanentemente os seus batimentos cardíacos, quanto exercício você faz por dia (ou falta dele), quantas horas dorme, qual a qualidade do sono, SpO2, níveis de stress, etc. poderá ser acessível pelos desenvolvedores.

Aqui incluem-se não só o smartring que vou abordar neste texto, mas também smartwatches, smartbands e para alguns dos dados, o simples facto de usar um smartphone, já que estes podem contar os passos, perceber para onde se desloca, etc.

Quer mesmo adquirir algo similar?

Na minha opinião é mais nocivo usar Facebook, Instagram e similares, mas não quis deixar de colocar aqui uma espécie de declaração de exoneração de responsabilidade para as mentes mais sensíveis não perderem tempo a escrever algum comentário... quem é amigo, quem é? 😏

---

Dito isto, explico que passei algum tempo à procura de um artigo com estas características, no entanto smartwatches ou smartbands não gosto pois prefiro relógios analógicos, já o smartphone não permite obter todos os dados que gostaria (nem perto) e o mercado dos smartrings ainda é muito limitado na data em que escrevo este texto (Agosto de 2023).

Neste momento já existem algumas empresas a comercializar este tipo de produto, mas uma delas só vende anéis inteligentes direccionados para o sexo feminino, outra está a aceitar encomendas mas a distribuição é a conta gotas e tem um enorme volume de reclamações na Internet, a terceira (a mais conhecida) aparentemente tem um produto de qualidade mas é muito caro e exige uma subscrição mensal associada para o utilizador conseguir ter acesso aos seus próprios dados (na minha opinião não compensa), outros são feios e/ou não tinham as características que procurava e foi assim que comecei a tentar obter informações detalhadas sobre o RingConn.

Após bastantes buscas na Internet, decidi arriscar e confesso não estar nada arrependido!

O RingConn é um anel inteligente, bonito, com qualidade e faz tudo o que necessito.

Os dados que mede são:

Sinais vitais:

  • Batimentos cardíacos;
  • SpO2 (saturação de oxigénio no sangue);
  • HRV (variabilidade da frequência cardíaca).

Sono:

  • Pontuação de sono (atribui uma pontuação relativa à qualidade do sono de acordo com a análise de vários factores disponíveis abaixo);
  • Pontuação de sono subjectiva (esta medida é introduzida pelo utilizador manualmente);
  • Rácio do tempo que dormiu (tempo que dormiu a dividir pelo tempo que esteve na cama);
  • O tempo que dormiu;
  • Quanto tempo esteve acordado;
  • A quantidade de tempo que esteve na cama;
  • Duração do sono REM;
  • Duração do sono leve;
  • Duração do sono profundo;
  • Batimento cardíaco durante o sono;
  • HRV durante o sono;
  • SpO2 durante o sono;
  • Temperatura da pele durante o sono (ou seja, se tiver febre durante o sono fica a saber);
  • E também mede as sestas (se o fizer, eu não tenho esse hábito), sendo que neste caso é um misto entre o que o anel detecta e aquilo que o utilizador pretender colocar manualmente.

Actividade:

  • Pontuação de actividade (atribui uma pontuação relativa à qualidade da actividade de acordo com a análise de vários factores disponíveis abaixo);
  • Intensidade M e V (somatório da actividade moderada e intensiva [eles chamam de vigorosa]);
  • Número de passos;
  • Duração de períodos de inactividade (incluí notificação no telemóvel se estiver muito tempo sentado);
  • Duração de actividade fraca;
  • Duração de actividade moderada;
  • Duração de actividade intensiva;
  • Calorias gastas nos diferentes tipos de actividades;
  • Metabolismo basal;
  • Total de calorias gastas;
  • Tempo que esteve em pé;
  • Duração total de actividade (incluindo o tempo que esteve de pé).

Stress:

  • Pontuação de stress (atribui uma pontuação relativa à qualidade da stress de acordo com a análise de vários factores disponíveis abaixo);
  • Stress durante a madrugada;
  • Stress durante a amanhã;
  • Stress durante a tarde;
  • Stress durante a noite;
  • Períodos de stress baixo;
  • Períodos de stress normal;
  • Períodos de stress moderado;
  • Períodos de stress alto. 

Tudo isto é acessível de uma forma muito intuitiva, clara e com gráficos muito bem conseguidos na app da RingConn (a informação passa do anel para o smartphone através do Bluetooth).

Foto @ RingConn

Saliento que já vou no segundo mês de utilização diária (24h por dia) e estou muito satisfeito, não só com o anel e a app, mas também com as alterações que foram introduzindo ao longo do tempo (novas funcionalidades, correcção de erros e até a possibilidade de enviar o anel para Portugal, pois quando o comprei em Maio o mais perto onde faziam entregas era Espanha e tive de utilizar o serviço de Morada Virtual Internacional do CTT).
 
O processo de compra é simples, basta criar um registo no site oficial RingConn, escolher a cor do anel e indicar que não sabe a sua medida.
 

Após o pagamento eles começam por enviar um kit com amostras do anel (em plástico e com vários tamanhos diferentes), após recepção convém usar durante um ou dois dias para ter a certeza que a medida é a correcta e que não o incomoda:

Neste contexto dos tamanhos tenho um ponto menos positivo a comentar:

Não tenho mãos/dedos muito grandes e o tamanho adequado ao meu caso foi o 13, ora se o tamanho maior é o 14... tenho a impressão que a malta com mãos parecidas com talochas não vão conseguir usar isto!

Depois de escolher a medida do seu anel, informa na compra que ficou pendente no site e eles enviam o anel na cor e tamanho pretendido.

Sugestão adicional: use o anel de plástico durante vários dias (enquanto espera pelo anel correcto), isto permite ganhar memória muscular e dar cacetadas em coisas que nunca lhe tinha passado pela cabeça ainda com o anel de plástico, diminuindo a probabilidade de criar riscos e mossas no anel definitivo.

O anel é leve e para mim já me passa totalmente despercebido, não dou conta da sua existência a não ser que olhe para lá e tem uma bateria com autonomia anunciada pela marca de 7 dias. No meu caso tenho carregado de 6 em 6 dias (o tempo de carregamento é de +/- 90 minutos).

Para tal dispomos de uma caixa, ou seja, carregamos a bolsa de carregamento e depois esta é que fica com bateria suficiente para vários carregamentos do anel.

O RingConn é à prova de pó e água IP68, é resistente embora existam algumas pessoas a queixarem-se de o seu anel ter ficado cheio de riscos e mossas (no meu caso não aconteceu nada disso), no entanto a RingConn passou a disponibilizar uma capa protectora.

Não a tenho (não existia quando comprei o anel), mas já mandei vir e posso fazer uma publicação adicional após a receber e testar durante um tempo.

Imagem @ RingConn

 

Outra característica recente é a possibilidade de passar a informação obtida com o RingConn para o Google Fit. Testei, funciona bem, mas a mim não me acrescenta nada, embora perceba que para algumas pessoas isto pode ser útil, pois conseguem juntar numa única app os dados recebidos de vários aparelhos diferentes (como balanças, medidores de pressão arterial, medidores de glicose no sangue, etc.). 

---

E como é que essa coisa do anel ajuda no dia a dia? É muito simples, ao analisar os padrões eventualmente menos bons, começa a perceber o que pode fazer para os alterar.

É interessante ver na prática a importância de preparar o sono para conseguir descansar melhor (leitura de um livro tranquilo, deixar de olhar para ecrãs um tempo antes de deitar, comer menos ao jantar), perceber o impacto de certas e determinadas pessoas lá do seu trabalho e o quanto fica com o stress alterado durante reuniões com as mesmas... mas sobretudo, o que muda quando se prepara mentalmente para a dita reunião 😉 também achei muito interessante o impacto negativo de deixar os pensamentos à solta, por exemplo, o facto de você remoer alguma coisa menos boa que tenha em mãos pode afectar a sua saúde e dá para ver isso no raio do anel(!!)... e claro, o impacto que o exercício tem no seu dia a dia!

É curioso perceber as diferenças entre os dias em que faz caminhadas e aqueles em que se balda, isto motiva a competir consigo próprio no sentido de fazer sempre um pouco mais.

Além do mais, um dia destes se me der o fanico e esticar o pernil, quem cá fica pode sempre saber a hora exacta em que embarquei!

Por fim, e porque sei que os visitantes deste tasco online é tudo uma malta com mente pecaminosa, só me falta abordar o tema das relações sexuais, não é?

Ou seja: os dados recolhidos pelo anel mostram alguma coisa diferente durante o bem bom? A verdade é que não sei!! Já tenho uma certa idade e não me meto nessas coisas, experimentem vocês e depois contem-me 😆




 

Tecnologias
20.8.23
0

Procurar no Cliques & Letras

Escreva-me

Comentários