As minhas notas são digitais, mas parecem em papel


 

Até há pouco tempo tinha sempre um bloco de notas para o meu trabalho (a minha actividade profissional implica tirar muitas notas), mais um bloco de notas pessoal, mais um para reuniões que vou tendo num outro contexto fora do trabalho mas onde também tiro algumas anotações, enfim, papel para aqui, cadernos para ali.

Já faz alguns anos que tenho um ebook reader com tecnologia e-ink, sou um fã assumido (inexplicavelmente esses ecrãs ainda são totalmente desconhecidos da maioria das pessoas) e já andava há algum tempo a tentar perceber se para escrever a tecnologia já tinha ou não atingido os requisitos mínimos.

A resposta é sim, mas os equipamentos à venda têm características tão distintas uns dos outros que a minha sugestão para quem anda à procura é: explorar, ver uma tonelada de vídeos comparativos no YouTube e lerem testes que vão sendo publicados na Internet.

No meu caso preciso de um bloco de notas para tirar muitos (mesmo muitos) apontamentos, sem lagging perceptível na maioria do tempo, que me permita exportar facilmente os apontamentos (email, nuvem, partilha de ecrã, etc.) sem ter de pagar uma mensalidade, compatibilidade com a Kobo, o Kindle e ainda com os mais diversos formatos de documentos que possa fazer download da Internet.

Depois de pesar muito bem os prós e contras dos dispositivos existentes no mercado (refiro-me a Dezembro de 2022), decidi-me pelo Onyx Boox Air 2 Plus e foi o melhor que podia ter feito, estou mesmo muito satisfeito.

Pelas diversas reviews que vi antes da compra, já imaginava que para o meu tipo de escrita a caneta que vem de fábrica não seria uma boa opção (mas confesso que foi mesmo só pelo feedback de outros, tanto dos que gostam, como dos que não gostam e respectivas opiniões), assim, arrisquei e comprei também um lápis STAEDTLER Noris digital jumbo... foi um risco mas correu-me bem, pois de facto não gostei do traço da caneta que vinha com o equipamento e adorei o traço do lápis.

Desde que tenho o equipamento já escrevi imenso, adoro, facilita-me mesmo muito a vida.

Quanto a ler livros, é um espectáculo, consegui fazer login na minha conta Kobo facilmente, na conta Kindle, já fui ao meu site de eleição fazer o download (gratuito e legal) de uma série de livros em PDF para ler como em qualquer outro dispositivo ebook reader, mas também tirar as minhas notas, sublinhar... é o paraíso para quem gosta de escrever em livros HAHAHAHAHA 😆

Voltando às notas, o equipamento já vem com uma série de templates disponíveis e dá imenso jeito ter ali à mão folhas em branco, com 20 linhas, com 30 linhas, quadriculadas, SWOT, enfim, é o que quiserem.


Termino com a chamada de atenção de que este texto não é patrocinado, para mim é indiferente saber se vocês compram este modelo, se outro, ou até se não compram nenhum, só deixei aqui a minha opinião para alguém que eventualmente ande a fazer buscas sobre o tema.

Aviso também que este tipo de equipamento não é para todos, quem pense que isto é um tablet e que vai ver fotos e vídeos, jogar e mais não sei o quê, esqueça, nesse caso o que precisa não é disto.

ps - após este texto ainda escrevi uma adenda que podem encontrar no artigo com o título: Ainda sobre o Onyx BOOX

 

 

Tecnologias
2.1.23
0

Procurar no Cliques & Letras

Escreva-me

Comentários